Você sabe o que é "hikikomori"? Descubra junto com o novo lançamento da TMM



Como você tem se sentido durante o isolamento pandêmico? O que tem lido? Que filmes tem assistido?


“Hikikomori” é a expressão japonesa utilizada para descrever uma prática de isolamento social extremo em que pessoas ficam reclusas em suas casas, ou mesmo em seus quartos, isoladas de todo mundo, exceto sua família, por muitos meses ou anos.


Com base na tríade “isolamento-livros-filmes” imposta pela pandemia de Covid-19, o novíssimo projeto Hikikomori Hotel, do músico e produtor brasiliense Luis Fernando (também conhecido no meio techno como ^L_) , aborda o cotidiano do biênio 2020/2021, em que a população de todo o planeta subitamente se viu forçada a um estado de forte isolamento e caos social. Um isolamento totalmente imposto, alheio, como uma estadia em um hotel onde jamais se pediu hospedagem.


Com temas eletrônicos instrumentais inspirados em livros que leu e filmes que assistiu durante a pandemia (como “The Old Man and the Sea”, de Ernest Hemingway e “Eyes Wide Shut”, de Stanley Kubrick), Luis Fernando, aqui (sub-)assinando de forma muito mais pessoal que em seu projeto principal, despeja dez sons finíssimos, de duração mais curta que o habitual, com atmosferas de gravação densas, por vezes quase sujas, que remetem ao downtempo e à IDM de nomes como DJ Shadow, Kid Koala e MF Doom.


Mais uma parceria do músico com a Tudo Muda Music! Hikikomori Hotel estará disponível para pré-venda digital a partir do dia 25/06. O álbum será lançado oficialmente pelo Bandcamp do selo no dia 02/07.